Contrato por diferença.
Um CFD é um derivado que permite negociar com o preço de uma ação, ativo ou outro produto financeiro sem possuir a ação ou produto.
Negociar com CFD funciona de forma muito simples: decide quando comprar um CFD baseado no preço do petróleo bruto Brent (por exemplo, o nível atual é 50 dólares por barril) porque espera que o preço do Brent aumente. Ao terminar o contrato, o vendedor do CFD paga-lhe o valor da subida do preço do Brent. Por exemplo, se subiu para 55 dólares por barril, o vendedor paga-lhe 5 dólares pelo CFD que possui.
Mais tarde, iremos ver com mais detalhes como negociar, mas primeiro vamos ver a oferta de produtos.
Capítulo 2: Quais são as minhas opções?
Boa questão. Os CFD podem ser oferecidos para uma variedade incrível de ativos ou produtos financeiros. Os mais comuns incluem:
Commodities – como produtos energéticos: petróleo, gás, metais industriais: cobre, alumínio; metais preciosos: prata, ouro, produtos agrícolas: café, trigo e assim sucessivamente.
Ações – é provável que existam ofertas de muitos preços individuais de ações de empresas listadas nos índices de ações em todo o mundo.
Índices – os níveis de índices bolsistas podem ser negociados para indicadores nacionais ou estrangeiros, como o FTSE 100 em Londres ou o S&P 500 em Nova Iorque.
Divisas – são níveis de taxas de câmbio, como o câmbio entre a libra esterlina e o dólar americano: geralmente, são indicados por códigos de divisas. Deste modo, a taxa de câmbio entre a libra esterlina e o dólar é representada como GBP/USD, o euro e o iene como EUR/JPY, etc.
A lista continua. Vários outros produtos financeiros, como fundos de índices bolsistas (ETF), podem também ser oferecidos como CFD. Muito simplesmente, desde que algo possua um indicador ou nível de preços que responda ao volume de negócios, pode ser associado a um CFD.
Sugestão de negociação 1: Conheça o seu mercado.
É uma regra que rege qualquer bom negociador. Antes de gastar dinheiro em investimentos ou produtos financeiros, aprenda algo sobre o mercado em que se irá envolver. Relativamente aos CFD, tal significa que tem de conhecer o mercado do CFD que vai comprar. Consulte os gráficos (encontram-se disponíveis gratuitamente em websites como o Bloomberg, Reuters, FT.com, Google Finance, etc.), leia as notícias financeiras e obtenha informações acerca do histórico recente do mercado e o que o faz funcionar.
Capítulo 3: Como funciona o CFD?
Digamos que considera que a melhor forma de entrar num mercado é através dos CFD. Qual é a primeira coisa a fazer?
Procure um corretor em quem confia. Várias empresas financeiras oferecem serviços de CFD e, atualmente, pode efetuar bastantes ações através de uma plataforma online de negociações. Antes de começar, tem de configurar uma conta de margem. Uma "margem" é um depósito sobre as suas negociações. Além disso, os corretores permitem uma determinada "alavancagem" ou financiamento por empréstimo.
Com a alavancagem, está a pedir um empréstimo ao corretor para comprar mais ativos. Isto ajuda a aumentar a sua capacidade de investimento, como será evidente em seguida (consulte o Exercício 1), mas aumenta também os riscos envolvidos.
Quando comprar um CFD, está a especular sobre a subida ou descida do preço de um ativo. Chama-se a isto posicionamento. Se estiver a prever uma subida de preço, assume uma posição "longa". Por outro lado, apostar numa descida de preços designa-se assumir uma posição "curta".
Exercício 1. Vantagens da alavancagem.
Observemos um das ações mais populares nos EUA, a Apple Inc. Acredita que o preço das ações irá aumentar, portanto, assume uma posição longa.
Exercício 2. Utilizar o limite de perdas.
Vamos agora ver a negociação de índices, uma das formas mais populares de negociação com CFD. Digamos que realizou as suas análises e concluiu que, até ao momento, foi um bom mês para o FTSE. Decide assumir uma posição longa.
Exercício 3. Assumir uma posição curta.
A única diferença é que está agora a especular sobre a descida do preço de um ativo. Na terminologia do mercado, compra em longo e vende em curto. Desta vez, o exemplo é a compra de ouro.
Abrir a sua posição : O seu corretor oferece-lhe uma posição de abertura de 103 dólares no dia 9 de setembro e decide comprar 100 CFD. Com uma margem de 100%, terá de depositar (100 x 103 dólares) = 10 300 dólares e uma taxa de comissão pelos custos da transação – provavelmente 0,1% (10,30 dólares). Poderá haver outros custos envolvidos, como taxas de financiamento overnight. Lembre-se de verificar todos os custos envolvidos nas suas transações antes de assumir uma posição.
Como pode ver, a margem que teria de suportar é incrivelmente alta. Se o seu corretor aceitar uma margem de 10%, depositaria apenas 1030 dólares. Uma margem de 5% equivale a um depósito de 515 dólares.
Fechar a sua posição : Em 14 de setembro, decide fechar a sua posição e retirar os lucros porque o preço das ações subiu para 111,77 dólares. São 8,77 dólares por ação ou um lucro total de 877 dólares. Também pode ser necessário pagar uma comissão para fechar a sua posição.
Sugestão de negociação 2: Quais são as notícias?
Quando investir numa ação individual, mantenha-se atento a quaisquer notícias sobre a empresa na imprensa: declarações de lucros trimestrais, assembleias gerais anuais, reações ao desenvolvimento de novos produtos ou alterações na administração. Tudo isto e muito mais pode ser uma indicação do desempenho futuro de uma ação.
Abrir a sua posição : O seu corretor oferece-lhe a abertura de uma posição de 6807,7 dólares a 27 de setembro e decide comprar 10 CFD com uma margem de 100%, o que ascenderia a um elevado depósito de 68 070 dólares. Paga 5 por cento de margem (10 x 6807,7 x 0,005) = 340,39 dólares.
Fechar a sua posição : No dia seguinte, o FTSE 100 subiu 41,7 pontos para 6894,4. Os seus 10 CFD valem agora 68 494 dólares, recebendo um lucro de (68 494 - 68 070) = 424 dólares.
Aviso : Assumiu uma posição longa, esperando a subida dos preços. Mas se o índice cair o mesmo valor, para 6766, a sua margem não será suficiente para cobrir as perdas. Neste caso, o corretor emite um "aviso de margem". Isto significa que tem de efetuar um depósito adicional para a sua margem ou que fechou a posição e pagou o excesso devido ao corretor.
Para evitar colocar demasiada pressão na sua margem, pode definir um "limite de perdas". Isto significa que pode definir um nível em que a sua posição será automaticamente fechada se a negociação não lhe for favorável.
Definir um limite de perdas para a sua posição : Está a comprar 10 CFD com uma margem de 5% numa posição aberta de 6807,7. A margem que tem de depositar é de 340,39 dólares, como acima. Mas, desta vez, define um limite de perdas a 6773 no FTSE que para as suas potenciais perdas com um limite de 340 dólares, dentro da sua margem, e fecha a negociação.
Sugestão de negociação 3: Reduza as suas perdas.
Não mantenha a sua posição numa negociação em que está a perder dinheiro porque tem um palpite que irá recuperar. E NUNCA adicione uma margem a uma negociação em perdas. Ninguém gosta de errar, mas é preciso aceitá-lo e seguir em frente.
Abrir a sua posição : Escolheu vender 10 CFD futuros Comex de ouro oferecidos a 26 de setembro por 1339 dólares. Depositar uma margem de 5% terá um custo de (10 x 1339 x 0,005) = 66,95 dólares.
Fechar a sua posição : Mantém a sua posição até 4 de outubro, quando o preço caiu para 1267 dólares. Negociou bem. Ganhou (13 390 dólares - 12 670 dólares) = 720 dólares.
Sugestão de negociação 4.
Cada exercício acima detalha uma classe diferente de ativos e deve ter isto em consideração quando negociar. Não se exponha demasiado a uma única negociação. Ao diversificar o seu portefólio, um único erro ou evento não poderá eliminar o seu investimento. Compreenda os riscos que assume e nunca arrisque mais do que pode suportar.