Negociação CFD Passos.
Um CFD, contrato por diferença, é, tal como o nome indica, um contrato celebrado entre duas partes, sendo que uma das partes é o investidor e outra um intermediário regulamentado, ou corretora.
Neste tipo de contrato, o negociante concorda em pagar uma determinada diferença entre o preço de abertura de uma posição e o preço de fecho de um mercado ou ativo à sua escolha.
A negociação com CFDs não implica a compra dos ativos propriamente ditos, mas sim uma negociação pela especulação do movimento de preços. Ao negociar um CFD de determinado ativo financeiro através de uma corretora como a T1Markets estará a especular sobre o movimento de preço no sentido ascendente ou descendente.
Consegue-se perceber melhor o que é um CFD analisando os investimentos mais tradicionais. Quando um investidor deseja investir numa empresa, por norma, adquire ações dessa empresa, assim como, quando deseja investir em mercadorias como ouro ou petróleo, pode adquirir barras de ouro e um barril de petróleo.
Neste caso, o investidor espera que o valor do ouro ou do petróleo aumente para vender o ativo e obter lucro com a diferença de preço.
No caso do CFD trading as coisas processam-se de forma semelhante. O investidor opta por abrir uma posição de negociação de um ativo a um determinado preço e espera que o preço aumente ou diminua para, desta forma, obter lucro ou prejuízo com a diferença.
A grande diferença é que não vai adquirir o ativo, com o CFD a refletir o preço do ativo subjacente, permitindo que especule sobre como o preço do ativo pode mudar.
Exemplos de CFDs.
Suponha que seleciona uma ação com um preço de venda de 25 euros e abre um CFD no valor de 100 ações.
Se optar por comprar ações da forma tradicional, esta compra custar-lhe-ia 2500 euros onde pode existir também custos de comissão ou negociação associados.
No caso de um CFD um intermediário cobra taxas que rondam 5% o que significa que para a mesma negociação iria gastar 125 euros em vez dos 2500, sendo que os valores de alavancagem podem variar.
Este tipo de negociação torna-se bastante apelativa para diversos investidores, principalmente os que preferem negociações a curto-prazo, uma vez que podem usufruir da alavancagem.
No entanto, lembre-se que a alavancagem funciona igualmente em caso de perdas, potenciando os prejuízos.
Como fazer CFD trading.
Já vimos o que é um CFD e como estes podem trazer oportunidades de negociação interessantes, mas como fazer negociação com CFDs?
A negociação através de contratos por diferença permite-lhe negociar quando o mercado sobre ou desce e pode fazê-lo seguindo passos simples como os descritos abaixo:
Encontre um intermediário da sua confiança, regulamentado, como a T1Markets e abra a sua conta de negociação; Descarregue a plataforma utilizada para as negociações; Escolha o ou os ativos onde deseja negociar e defina o capital que deseja investir; Estude o mercado e decida se acha que o preço do seu ativo vai subir ou descer para tomar a sua posição no mercado.
Estes são os pontos gerais de como negociar através de CFDs, no entanto, para muitos investidores principiantes é importante que estes pontos sejam explicados de forma mais detalhada ainda que um dos pontos fundamentais que todos os investidores deverão ter em conta é que o CFD trading devem implicar um estudo contínuo do mercado e esse é sem dúvida o ponto mais importante deste tipo de negociação.
Como começar a negociação com CFDs.
Apesar dos CFDs serem instrumentos complexos de negociação, um dos pontos principais é que é considerado simples começar este tipo de negociação.
De modo geral, são necessárias 5 etapas simples para começar no mundo do CFD trading.
1. Selecione o mercado onde deseja começar a negociar.
Existem inúmeros mercados onde pode negociar através de CFDs. Desde ações, Forex, criptomoedas, índices de ações, etc. é importante que escolha um mercado onde se sinta minimamente à vontade com os conceitos utilizados e que, sempre que possível, diversifique as suas negociações em diferentes mercados para não apostar todo o seu capital em apenas uma opção.
2. Determine se deseja comprar ou vender.
O valor de cada CFD é baseado no preço do ativo subjacente. Ao estudar o mercado se acredita que o valor do mercado vai subir, deverá optar por comprar, caso contrário, opte por vender.
A direção do mercado não é tão fácil assim de determinar e podem existir sempre surpresas, na medida em que não existem negociações sem riscos, no entanto, uma boa prática na leitura do mercado e um estudo contínuo permite-lhe minimizar os riscos aumentando as suas probabilidades de conseguir ler bem o mercado.
3. Defina o tamanho do CFD que deseja comprar.
Apesar do preço do ativo subjacente variar ao longo do tempo, o CFD trader define quanto quer investir, apesar da maioria dos intermediários exigir um valor mínimo de investimento e que pode variar de acordo com o ativo.
Lembre-se que um ponto fundamental na negociação com CFDs é que apenas aplique capital que esteja disposto a perder. Nunca invista capital que deve ser aplicado em despesas fixas e importantes.
4. Defina os seus limites de ganhos e perdas.
Isto faz com que consiga limitar as suas perdas e, de certa forma, garantir lucros quando o mercado se desloca a seu favor. Grande parte das estratégias para CFD traders implicam o uso das chamadas stop loss.
Os stop loss devem depender do seu perfil de risco. Para investidores mais agressivos os stop losses podem ser definidos com um intervalo maior, já para os mais conservadores, irão definir stop losses com intervalos mais reduzidos.
Os stop losses podem ser definidos para fechar automaticamente uma negociação assim que o mercado atingir um nível pré-determinado, ajudando-o assim a minimizar as suas perdas.
Ao optar por um tipo de negociação automática, o robot de negociação vai seguir as instruções definidas por si e entrar e sair das negociações de acordo com a sua estratégia de negociação.
5. Monitorize as suas posições.
Após colocar os seus limites de stop loss, vai conseguir lucrar (ou perder) de acordo com as movimentações do mercado. Pode visualizar o preço do mercado em tempo real e adicionar ou fechar novas posições sempre que o desejar.
Se não tiver sido ativada a sua ordem de stop loss, é possível fechar a sua posição o que muitas vezes pode minimizar os seus perda quando o mercado não se comporta como o esperado.
Quem é que pode ser um CFD trader?
A negociação através de CFDs estão acessíveis a maiores de idade (acima de 18 anos) que desejam aplicar os seus capitais de modo a tentar gerar lucro com as suas negociações.
Por norma, são investidores que:
Desejam diversificar a sua carteira de investimentos, investindo em diferentes tipos de ativos e derivados; Pretendem diversificar a sua carteira de investimentos não só no tipo de ativos que investem como no tempo que leva as suas negociações, investindo em negociações a longo e curto prazo; Gostam de estratégias de negociação como scalping e negociação swing; Desejam usufruir das oscilações do mercado no sentido ascendente, mas também em situações de queda.
Vantagens e riscos da negociação com CFDs.
Nenhum investimento é isento de riscos e a negociação através de CFDs não é exceção. No entanto, existem vantagens e riscos associadas a esta negociação como pode ver abaixo.
Vantagens da negociação com CFDs.
É uma negociação acessível – a maioria dos corretores intermediários permitem uma negociação em inúmeros mercados o que permite ao investidor negociar, se assim o desejar, nas 24 horas do dia. Custo - A negociação de CFD implica custos mais baixos do que as negociações tradicionais. Muitos intermediários cobram taxas consideradas baixas para conseguir abrir e fechar posições, ganhando dinheiro através do pagamento de spreads que depende da volatilidade do ativo subjacente. Existem menos regras de venda a descoberto - alguns mercados impõem regras que o impedem de operar a descoberto em determinados momentos, exigindo, por exemplo, requisitos de margem, algo que não costuma acontecer na negociação através de CFDs, já que não possui o ativo subjacente. Existem menos requisitos na negociação do dia - Alguns mercados exigem um montante significativo para iniciar a negociação, o que acaba por limitar o número de negociações que pode fazer. No caso da negociação com CFDs é possível começar a negociar com um valor mais baixo. Diversidade – Seja qual for o seu interesse a nível de investimentos, o mais provável é conseguir encontrar negociação através de CFDs. Pode negociar CFDs desde ações, índices, criptomoedas, mercadorias, entre outras.
Riscos da negociação com CFDs.
Apesar de existirem benefícios, os CFDs não são isentos de desvantagens e é muito importante que as considere antes de começar este tipo de negociação.
Falta de regulamentação - A indústria de CFD não é totalmente regulamentada o que significa que a escolha de um corretor intermediário é de extrema importância. É obrigatório escolher um intermediário regulamentado, que seja confiável e numa posição de mercado sólida como acontece com a T1Markets. Negociação com margem, a alavancagem - embora a possibilidade de negociar com margem aumente o potencial de lucro, também aumenta o risco das suas negociações. No caso de os mercados se moverem contra si, as perdas podem exceder os depósitos. A consciência da exposição total é fundamental neste tipo de negociação. Risco de mercado – relacionado com a negociação com margem, o risco do mercado é um risco impossível de eliminar. Se o mercado se mover na direção oposta àquela em que negociou vai perder dinheiro e apesar do comportamento do mercado poder ser estudado ele é muitas vezes imprevisível.
Estratégias associadas à negociação com CFDs.
Geralmente todos os CFD traders possuem algum tipo de estratégia associada a este tipo de negociação de modo a conseguir potencializar os possíveis lucros e minimizar as perdas.
É impossível eliminar os riscos, no entanto, uma boa estratégia pode fazer alguma diferença. Abaixo, encontra duas das estratégias mais utilizadas no CFD trading:
Estratégia contrária ao mercado.
É uma estratégia baseada no facto das tendências de mercado não serem para sempre e que o mercado mais tarde ou mais cedo irá mudar.
Na prática, se o preço está em queda, deve identificar o ponto em que acredita que será o fim daquela tendência e entrar numa posição de compra como forma de se antecipar à tendência de mudança na direção oposta, algo que pode fazer também no caso de subida de preço.
Esta estratégia utiliza a chamada teoria das ondas que consiste numa série de ferramentas analíticas que ajudam o investidor a entender quando é que o mercado vai mudar.
Estratégia Breakout.
Esta estratégia ‘pede’ que o investidor consiga identificar um nível de preço para determinado derivado. Quando o derivado atinge este preço-chave, o CFD trader deve comprar ou vender, dependendo da tendência do mercado.
Sempre que o mercado não esteja claro, o investidor não deve abrir posição e neste caso a análise técnica pode ser uma boa aliada, utilizando gráficos que o ajudem a identificar padrões e qual a melhor oportunidade para abrir posição.
Para além destas duas estratégias, existem também outras coisas que pode fazer, que não sendo consideradas estratégias propriamente ditas, podem ajudá-lo a minimizar os perda, ainda que estes nunca sejam nulos.
Faça um diário das suas negociações.
Ao documentar as suas entradas e saídas de mercado, os preços, tamanho da posição, entre outras coisas vai permitir-lhe analisar com maior precisão o seu comportamento e o do mercado e identificar possíveis erros. Alguns dos pontos importantes que deve constar no seu diário de CFD trader são:
Derivado que escolheu investir; Hora em que abriu a sua posição e hora de fecho de posição; O seu lucro ou prejuízo; Análise do mercado; Estratégia utilizada; Possíveis conclusões a que chegou na sua negociação.
Controlo da alavancagem.
O CFD trading permite aos investidores utilizarem alavancagem que aumenta os lucros, mas que também funciona nas perdas, aumentando-as.
É essencial analisar qual o tamanho que devem ter as suas posições de modo a controlar o valor da alavancagem, principalmente em caso de perdas.
Muitos investidores preferem começar as suas negociações com uma exposição mais baixa mas ficando assim mais protegidos nas perdas e aumentar a exposição à medida que aumentam o seu capital de investimento.
Utilize as contas de demonstração.
Para entender como a alavancagem funciona, assim como, as estratégias possíveis de serem utilizadas na sua negociação, nada melhor do que passar algum tempo em contas de demonstração.
Muitos intermediários de negociação oferecem esta possibilidade e esta é a melhor forma de aprender e testar estratégias sem riscos.
Para além disto, não se esqueça que a educação contínua é essencial para um CFD trader.
Dicas importantes para um CFD trader principiante.
Não é fácil ser um CFD trader, mas principalmente para quem é principiante pode ser bastante complexo e é necessário um estudo contínuo. Apesar de não existirem investimentos sem riscos, existem algumas dicas importantes que pode seguir para aumentar as probabilidades de lucrar com este tipo de negociação como as que mencionamos abaixo.
1. Reduza as perdas e tente maximizar os seus ganhos.
Tente, ao máximo não limitar o seu lucro de modo a conseguir atingir o lucro máximo. Isto não é fácil e a maioria dos investidores limitam o seu lucro com medo de perder o seu dinheiro. No entanto, em caso de perdas estas devem ser reduzidas ao máximo.
Uma boa forma de conseguir melhorar a leitura do mercado para maximizar lucros e minimizar perdas é treinar numa conta demo na sua plataforma de negociação como forma de entender como os mercados funcionam.
2. Deixe a emoção de lado.
Deixar o seu lado emocional de lado é fundamental para ser bem -sucedido neste mundo. Deve estabelecer uma estratégia de negociação bem definida e segui-la e estar preparado para as perdas porque elas vão acontecer.
Trabalhar a sua mente de modo a tornar-se mais racional e sério e não deixar as suas emoções tomarem lugar é um trabalho essencial.
3. Diversifique a sua carteira de negociação.
Talvez uma das dicas mais importantes para um CFD trader é não colocar todo o seu capital num único investimento.
Para além de ser prudente definir apenas uma percentagem do seu capital que vai investir em determinado derivado, deve também ter investimentos diversificados, garantindo assim um portfólio de investimentos diversificado que diminui os riscos de perder todo o seu dinheiro no caso de um determinado mercado não seguir o caminho que previu.
4. Estude análise fundamental e técnica e aplique um pouco de ambas.
Combinar as diferentes técnicas de análise, fundamental e técnica vai aumentar as suas probabilidades de ser bem -sucedido já que melhora a sua capacidade de prever o comportamento do mercado, ainda que os riscos continuem a existir.
5. Escolha o tempo certo para realizar os seus investimentos.
Para além de ser importante identificar a tendência de mercado é igualmente importante saber quando deve abrir ou fechar a sua posição de modo a diminuir as probabilidades de perdas.
Esta análise é difícil de prever e requer muito estudo do mercado, análise e identificação das zonas de suporte ou resistência, entre outras, o que mostra mais uma vez como é importante ter um estudo contínuo para se fazer CFD trading.
6. Aceite que algumas negociações vão ser perdidas.
A esperança contínua de que o mercado se vai recuperar mesmo depois de ter investido numa posição perdedora pode levar a perdas bastante significativas. Se decidiu abrir uma posição e verificar, mais tarde, que não foi uma boa decisão é preferível fechar a posição ao invés de esperar que um milagre aconteça e o mercado vire a seu favor.
Em caso de dúvida, é melhor aceitar algumas perdas antecipadamente do que manter uma negociação aberta por teimosia e potencialmente perder todo o seu capital.
7. A opção de stop loss pode ser uma boa aliada na sua estratégia de negociação.
A ferramenta de stop loss permite limitar as suas perdas, definindo o valor pelo qual a sua posição deve ser fechada automaticamente sempre que o mercado não se mover a seu favor.
Ao utilizar esta ferramenta vai ter um bom aliado para minimizar as perdas, mas ao mesmo tempo, pode ser um impedimento para conseguir fechar uma posição lucrativa antes do tempo.
Apesar de esta ser uma ferramenta importante é necessário saber usá-la com inteligência e isso consegue-se essencialmente com a prática e muito estudo do mercado.
Conclusão.
Negociar através de CFDs oferece diversas oportunidades interessantes em inúmeros mercados diferentes, sem a necessidade de adquirir os ativos propriamente ditos e com a possibilidade de utilizar a alavancagem que potencia os ganhos (mas também as perdas).
Ao fazer CFD trading terá a oportunidade de negociar em mercados em alta ou em queda o que lhe aumenta potencialmente as possibilidades de lucrar ainda que com elevados riscos associados.
Os CFDs são instrumentos complexos com elevado potencial de perda de dinheiro e por isso é fundamental que apenas opte por este tipo de negociação com um parceiro regulamentado como acontece com a T1Markets e, que entre muitas outras coisas, lhe oferece as seguintes vantagens:
Ausência de comissões em todos os trades; Intermediário regulamentado pela CySEC; Recursos variados e material didático disponível gratuitamente; Negociação entre plataformas; Suporte técnico disponível de segunda a sexta das 7:00 às 17:oo GMT.
A educação no CFD trading é fundamental. Assegure-se que aumenta o seu conhecimento nos mercados, estratégias de negociação e no funcionamento das plataformas de negociação para aumentar as suas probabilidades de lucro.
Se ficou curioso sobre este assunto e deseja saber mais sobre como pode ser um bom CFD trader, visite o nosso website e crie hoje mesmo a sua conta.
O que é a negociação com CFDs?
A negociação em CFD é uma forma de negociação que permite negociar e investir num determinado ativo através de um contrato entre o investidor e o corretor, sem necessidade de adquirir ativo diretamente. O investidor e o corretor fazem um acordo em que se comprometem a replicar as condições de mercado e a liquidar a diferença entre eles quando a posição é fechada, oferecendo assim a possível oportunidade de lucrar com as variações de preço dos mercados financeiros.
Como funcionam os CFDs?
O investidor escolhe os CFDs de ativos que pretende negociar. Abre a sua posição e define os parâmetros de negociação na plataforma de negociação do corretor escolhido. A partir daqui, as duas partes, investidor e corretora, entram numa relação contratual na qual se estabelece o preço de abertura da posição e se são ou não aplicáveis taxas adicionais. A posição é aberta e mantém-se assim até que o investidor opte por fechá-la ou até que seja fechada por uma ordem automática, através de Stop Loss, Take Profit, ou no fim da data de validade do contrato. Se fechar a posição com lucro, o corretor paga ao investidor. Se fechar com perda, o corretor cobra a diferença ao investidor.
Como posso negociar com CFDs?
É possível negociar com CFDs em inúmeros ativos diferentes através de um intermediário como a T1Markets que lhe fornece todas as ferramentas para ser um verdadeiro CFD trader.
É considerado um ativo como empresário de CFDs?
Não. O investidor é um negociante que contrai um contrato com uma corretora intermediária como a T1Markets sob a diferença de preço de determinado ativo que escolhe investir sem ter de adquirir o ativo em si.
É legal negociar através de CFDs?
A negociação através de CFDs não é considerada legal em todos os locais do mundo, como por exemplo os Estados Unidos onde não é possível negociar através de CFDs. No entanto, em muitos outros locais é legal este tipo de negociação, inclusive em Portugal onde não existe nada na lei que diga que é ilegal negociar através de CFDs.
A negociação com CFDs é segura?
Todos os tipos de negociação têm riscos associados e a negociação com CFDs não é exceção. O uso de negociação com alavancagem é considerada de elevado risco e deve ter isso em conta quando investe capital através de CFDs.
Que taxas vou ter de pagar na negociação com CFDs?
Ao negociar com CFDs através da T1Markets não tem de pagar quaisquer taxas de depósito ou negociação, mas, no entanto, são aplicadas taxas spreads que pode consultar com mais detalhe na nossa página.
Nota : Este artigo não deve ser considerado como conselhos de investimento. Quaisquer que sejam os desempenhos passados estes não são indicativos dos desempenhos futuros. A negociação através de CFD é complexa e existe um elevado risco de perder dinheiro.