A negociação de CFD é segura?
Os CFDs são seguros para negociar? A resposta curta é “Sim” e a resposta longa também é “Sim, mas é um pouco complicado”. Dito de outra forma, os perigos associados à negociação de CFDs estão mais ligados à atitude dos traders do que à natureza dos próprios CFDs. Perguntar se os CFDs são seguros para negociar é como perguntar se o céu é seguro para voar?
Risco x recompensa.
Na década de 1990, os CFDs foram lançados em Londres como um swap de ações alavancado e eram normalmente usados por fundos de cobertura. No entanto, já estão disponíveis no mercado varejista, então porque não aproveitar este instrumento?
A negociação de CFDs é segura e protegida, mas, como em qualquer outro mercado, também existem certos riscos e recompensas associados à negociação de CFDs. Em geral, a correlação entre o retorno do investimento e o nível de risco é muito forte, portanto, para obter lucros consideráveis, é preciso colocar fundos significativos em risco. A recompensa é maior para negociações de alto risco, porque precisa haver algo atraente que faça o trader assumir esse risco.
Se você tem uma conta CFD, mas não está negociando ativamente, sua conta CFD é segura, mas não lucrativa. Cada vez que você decide negociar, você está efetivamente colocando alguns fundos em risco para obter lucro. Se você negociar muito, arriscará muito e vice-versa.
O mesmo vale para outras classes de ativos, como ouro e ações. Comprar ouro é seguro em comparação com a compra de ações, mas as ações oferecem um retorno potencial muito melhor sobre o investimento em comparação com o ouro. Portanto, a relação risco x recompensa para CFDs é como qualquer outra classe de ativos.
Gerenciamento de riscos.
O apelo dos CFDs é que você não precisa negociar os ativos subjacentes. Você simplesmente pagará a diferença entre o preço de compra e o preço de venda com base no contrato. Isso permite uma alavancagem muito maior para que suas oportunidades de obter retornos consideráveis aumentem significativamente. Com o lado positivo, há também uma desvantagem potencial para alavancar a negociação também.
Devido a essa potencial desvantagem, o gerenciamento de risco é um aspecto muito importante da negociação de CFDs. Sem um gerenciamento de risco adequado, você pode ser seduzido pela ideia de ganhar muito dinheiro enquanto corre muitos riscos. Isso é como comprar um carro esportivo e depois dirigi-lo de forma imprudente. É sempre melhor estar seguro do que correr muito risco. Em sua jornada de negociação de CFD, certifique-se de ser o mais objetivo possível e sempre gerenciar seus riscos.
O risco é relativo.
O risco é algo relativo e cada um pode ter uma definição diferente dele, bem como uma tolerância diferente ao risco. Você precisa entender que o risco está sempre intimamente relacionado à recompensa; portanto, na maioria dos casos, quanto maior o risco, maior a recompensa. Os CFDs não são mais arriscados do que qualquer outro mercado, mas sua atitude de negociação terá um grande impacto sobre se você terá lucro ou perderá todos os seus investimentos. Os traders bem-sucedidos podem até argumentar que negociar CFDs é mais sobre gerenciamento de risco do que procurar fazer negócios bem-sucedidos. Você pode usar ferramentas poderosas, como análise técnica, probabilidade e estatísticas, para limitar sua exposição e, ao mesmo tempo, aumentar sua taxa de lucro.
A atitude certa.
Se a negociação de CFD é segura ou não, também depende da atitude do trader individual. Se você é um trader com uma perspectiva positiva e atitude positiva, você pode fazer algumas incursões sérias no mundo da negociação de CFDs. Se você selecionou um corretor respeitável ou uma plataforma de negociação, fez alguma pesquisa por conta própria, escolheu seus limites de alavancagem com cuidado e gerenciou o risco adequadamente, não há razão para os CFDs serem mais arriscados do que qualquer outra classe de ativos.
Resumo.
Então, para resumir, podemos ver que negociar CFDs não é mais seguro nem mais arriscado do que qualquer outro ativo. A diferença está em sua atitude de negociação, sua gestão de risco e sua tolerância ao risco. Se você tomar suas decisões de negociação com sabedoria, não há risco excessivo para você. Sempre pratique uma estratégia de negociação segura e sempre evite a sedução de negociar excessivamente com má gestão de risco. A negociação não é um sprint, mas uma maratona e se você desenvolver essa atitude em relação à negociação de CFD, poderá causar um impacto sério.