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Rondon.


Norte do Brasil.


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Voos Natal-Frankfurt deverão ampliar exportações do RN.


"Escolhemos o Aeroporto de Natal porque ele está próximo do mercado produtor de frutas, o aeroporto é privado e com uma maior e melhor infraestrutura. Os armazéns do aeroporto são refrigerados e isso é um grande diferencial", avaliou o gerente comercial da Lufthansa Cargo, Cleverton Vighy. Ele citou que a determinação da Anac é de que sejam realizados sete voos-teste, para avaliação da rota e viabilidade econômica. Vighy antecipou, porém, que a Lufthansa Cargo chegou ao Rio Grande do Norte "para ficar e manteremos a frequência de voo semanal".


A Inframerica negocia, ainda, a instalação de um polo de distribuição de cargas dos Correios e a construção de dois hotéis dentro da área do aeroporto. Outros 500 hectares de área estão disponíveis para negociação, frisou Ibernon Morais.


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Mais fotos do cargueiro da Lufthansa.


PedroNAT.


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Natal Aluízio Alves International Airport capacity by airline (% of seats): 8-Jun-2022 to 14-Jun-2022.


PedroNAT.


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A Inframerica negocia, ainda, a instalação de um polo de distribuição de cargas dos Correios e a construção de dois hotéis dentro da área do aeroporto. Outros 500 hectares de área estão disponíveis para negociação, frisou Ibernon Morais.


E tem gente que ainda tem saudade do Augusto Severo. Potencial e área para expansão e outros serviços tem de sobra. Fiquei curioso para saber quais hotéis seriam esses.


weberton.


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Achei legal a matéria com a opinião do consórcio gestor do AISGA sobre as condições do aeroporto para a disputa do HUB.


Inframérica defende 'sinergia' entre companhias e entes do Turismo para RN conseguir hub.


O presidente do Consórcio Inframérica, José Luís Menghini, acredita que o Rio Grande do Norte tem força para disputar o hub da TAM com os aeroportos de Recife e Fortaleza. Durante o seminário Motores do Desenvolvimento, na manhã desta segunda-feira (8), ele afirmou que o consórcio já possui planos de expansão para o terminal Aluízio Alves, o que contribuiria com as negociações junto à companhia.


"Temos possibilidade de aumentar o número de fingers (pontes de embarque)", salientou Menghini. Além disso, um dos diferenciais do terminal é a possibilidade de expansão da área interna. A capacidade do terminal pode chegar a 70 milhões de passageiros/ano, e receber até 30 pousos e decolagens por hora. É a maior capacidade entre os terminais do Nordeste, segundo a Inframérica.


Na visão do presidente, o aeroporto ainda tem como potenciais a parceria já existente entre Inframérica e Latam, no aeroporto de Brasília; ser o primeiro terminal 100% administrado pela iniciativa privada, o que desburocratiza o investimento; o terminal pode se tornar autossuficiente em energia, com capacidade de exploração da energia solar; e ter uma das maiores pistas de pouso do mundo. "“É muito simples para o aeroporto se adaptar às necessidades da TAM, acrescentou.


Para Menghini, porém, o estado precisa resolver duas pendências: a finalização dos acessos ao terminal, ou construção de uma alternativa ferroviária; e o número baixo de passageiros com destino final para Natal.


"Temos grande capacidade hoteleira e de atrações turísticas, mas que hoje estão isoladas e precisam ser interligadas. Precisamos de sinergia entre companhias aéreas, aeroporto e setor turístico", pontuou.


Menghini é um dos palestrantes da 23ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento, que acontece hoje (8), no Versailles Recepções.


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^^ Os representantes da Inframerica se mostram muito confiantes, sempre enfatizam a superioridade do terminal potiguar, projetado pesando décadas a frente. O Mengghini destacou também a parceria que a TAM mantém com o grupo no aeroporto da capital federal.


JP Cabo.


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​Tetos tarifários do ASGA são reduzidos.


Os tetos das tarifas aeroportuárias (TA) e das tarifas de uso de comunicações e dos auxílios rádio e visuais em área de terminal (TAT) do Aeroporto de São Gonçalo de Amarante (ASGA), no Rio Grande do Norte, foram reduzidos em 5,54%, conforme fórmula estabelecida para o segundo reajuste constante no Contrato de Concessão assinado em 28/11/2011. Os novos tetos tarifários deverão ser observados pela Concessionária trinta dias após a publicação da Decisão n° 60, de 28 de maio de 2022, no Diário Oficial da União (DOU).


A atualização foi aplicada sobre os tetos estabelecidos pela Decisão n° 64, de 30 de maio de 2014, que reajustou as tarifas constantes do Anexo 4 do Contrato de Concessão. A correção considerou a variação de 8,1715% do IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE, observada entre abril de 2014 e abril de 2022, além dos fatores X e M do período referente ao reajuste. O fator X, que representa o ganho estimado de produtividade a ser compartilhado com os usuários, foi de 0,5600%. O fator M, responsável pela reversão de parcela das receitas não-tarifárias para modicidade tarifária, foi de 12,1830%. Tendo em vista as características dos fatores e de acordo com a fórmula prevista contratualmente, os fatores X e M permitiram a redução do teto tarifário, uma vez que superaram o valor do IPCA no período.


Com a alteração dos valores, a tarifa máxima de embarque doméstico paga pelos passageiros no ASGA passará de R$ 21,49 para R$ 20,29, já considerando a incidência do percentual de 35,9% relativo ao Adicional de Tarifa Aeroportuária (ATAERO), criado pela Lei nº. 7.920/89, destinado ao Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Já a tarifa máxima de embarque internacional passará de R$ 80,42 para R$ 78,31, valor esse que inclui, além do ATAERO, o Adicional do FNAC de US$ 18,00, criado pela Lei nº. 9.825/99, que atualmente corresponde a R$ 42,38, conforme estabelecido pela Portaria ANAC n° 62/SRE/2022.


Tarifas - As tarifas aeroportuárias são valores pagos à concessionária pelas companhias aéreas ou pelo operador da aeronave. Essas tarifas correspondem aos procedimentos de conexão, pouso, permanência, armazenagem e capatazia dentro dos aeroportos. A tarifa de embarque é a única paga pelo passageiro e tem a finalidade de remunerar a prestação dos serviços, instalações e facilidades disponibilizadas pela concessionária aos passageiros. As tarifas de uso de comunicações e dos auxílios rádio e visuais em área de terminal (TAT) remuneram os custos dos serviços de tráfego aéreo, facilidades de comunicações, auxílio para aproximação, pouso e decolagem em áreas terminais de tráfego aéreo. Os reajustes estão previstos nos contratos como mecanismo de atualização monetária e tem como objetivo preservar o equilíbrio econômico-financeiro estabelecido nos contratos de concessão.

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